Zanarkand
Esse primeiro trecho do jogo é bem interativo, tanto que nem o menu estará disponível; procurar itens, nem pensar! Guie Tidus até a galera e converse com um dos três meninos; ao dar autógrafo, o menu se abrirá para que seja escolhido o nome do personagem. Depois, fale com as duas moças na linha de frente e avance para uma nova cena. Após o falatório, siga adiante na avenida até chegar na entrada do estádio; continue até uma cena em CG muito bem feita entrar no ar, mostrando o início da partida.
Depois do ataque de Sin, guie Tidus no sentido indicado pela seta vermelha, no mapa, no canto superior esquerdo da tela, até encontrar Auron. Em seguida avance, e uma batalha preliminar entrará em cena; não há outra coisa a ser feita a não ser atacar, com o comando Attack. Com Auron até se tem outra opção, a Skill, mas não a use em lutas fáceis. Avance até chegar ao monstro líder da invasão.
Chefe (Sinspawn Ammes):
Durante a luta, aparece uma breve explicação sobre os Overdrives. A propósito, Auron já inicia a luta atingindo o Overdrive. Puxe o direcional para a esquerda, aperte X e capriche na seqüência de botões indicados na tela, para não errar, ou o ataque ficará mais fraco. Esse ataque especial deverá ser suficiente para dar cabo de todos os monstros menores. Se algum deles sobreviver, elimine-os logo, ou poderão causar problemas. O único ataque do chefe é a magia Demi, que reduz em 1/4 o montante de HP dos personagens. Se precisar, use os itens de cura do inventário. Com Auron, a técnica Power Break é a melhor opção. Tidus também alcançará o Overdrive. Este é diferente do de Auron; uma barra indicadora correrá de um lado a outro no marcador. É preciso pressionar X quando a barra estiver sobre a área de cor cinza. Pode-se errar várias vezes, mas se o tempo acabar e você não acertar, o golpe até sairá, mas bem mais fraco.
Um pouco adiante, examine uma esfera azul, do lado direito. É a Traveller’s Save Sphere Level 1, ou se preferir, a Save Sphere ou o Save Point. Nesse tipo de esfera, você poderá salvar o jogo e restaurar todos os personagens e Aeons, inclusive os nocauteados. Após mudar de tela, mais inimigos aparecerão. Lute normalmente até chegar a um momento em que Auron terá uma idéia: concentrar todos os ataques na máquina do lado direito (Tanker). Uns quatro ou cinco ataques nela farão com que o contêiner se desprenda e estoure, desencadeando uma explosão em massa. Depois da cena, controle o personagem, pressionando o botão O para que ele desça até a plataforma e encontre um menino que simboliza suas lembranças do passado.
Submerge Ruins
Explore ambos os lados da área para encontrar itens. Nade para o norte do mapa, até chegar na escada que conduz a uma comprida plataforma com uma Save Sphere.
Ruins - Underwater Hall
Vá pela ponte e continue ao norte na bifurcação; uma cena automática entrará. Já na água, dirija-se para qualquer um dos lados e enfrente os inimigos Sahagin até aparecer o chefe.
Chefe (Geosgaeno):
Ataque-o normalmente. Não use item de cura, apesar do fato de que cada ataque do monstro irá tirar muito HP de Tidus. Após três ataques ao oponente, Tidus fugirá.
Ruins – Corridor / Hall
Suba a escada; no salão seguinte, vá pela porta ao lado do Save Point; examine os destroços à esquerda da tela e encontre o item Flint. Volte ao salão principal, e continue pela entrada que está aberta. Suba as escadas; no alto, examine o vaso de plantas na parede e obtenha o Withered Bouquet. Retorne ao salão principal e examine a porção de lenha no centro do local, para que Tidus acenda uma fogueira.
Chefe (Klikk):
Vá atacando sem se preocupar; após uns cinco ou seis ataques, um grupo estranho aparece para ajudar Tidus; um dos membros se une a ele na batalha. A seguir, virá uma explicação sobre o uso da Special Ability Use, a fim de se usar itens de ataque, defesa ou suporte. Nesse caso, ele fala do item Grenade, que se trata de um item de ataque. Continue a luta normalmente e com o personagem misterioso use o comando Use, escolhendo o item Grenade, em seguida. Continue atacando normalmente com Tidus, e com o outro personagem, use o comando Steal para roubar o item Grenade que o monstro carrega, usando-o nele mesmo, na rodada seguinte.
Salvage Ship/Underwater
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. I
Converse com os membros do grupo para conseguir itens. Ao falar com a moça, você seguirá um tutorial passo-a-passo sobre o Sphere Grid, que é a forma de evoluir os personagens em FFX. Depois disso, converse mais uma vez com ela para Tidus pular na água. Pressione “O” para mergulhar. Pode-se ir e voltar ao navio quantas vezes quiser.
DICA: ao voltar ao navio, sem ter cumprido a missão, converse com aquele primeiro membro do grupo, novamente, e receba mais Potion x3.
Nas lutas, use o comando Steal da moça para roubar Grenade dos inimigos. Siga a seta indicada no mapa; ao chegar lá embaixo, no final da corrente da âncora, terá uma sala com um Save Point ao fundo, e um painel, frontalmente. Examine o painel e siga pela porta que se abriu. Continue adiante pelo túnel e encontre Rikku do outro lado. Examine a máquina. Depois da cena, volte pelo túnel e encontre o chefe.
Chefe (Tros):
Ataque-o com ataques normais de Tidus e com Grenade, com a moça. Depois que o monstro apanhar um pouco, aparecerá a explicação sobre os Trigger Commands, que são comandos específicos para determinadas batalhas do jogo. No nosso caso, o monstro fugiu para um local onde o ataque dos heróis não o alcança. Quando chegar a vez de Tidus, escolha Stand By, para que ele aguarde o monstro vir para perto. Você pode perguntar: mas porque eu simplesmente não passo a vez, apertando quadrado? É que ao esperar, um pouco de HP é recuperado. Há outra opção do menu, a de atacar, usando o Pincer Attack, no qual ele e a moça se aproximam e cercam o monstro. Se precisar, aproveite quando ele estiver do outro lado para recarregar os personagens.
Siga Rikku; continue nadando com Tidus, no sentido indicado pelo mapa. Depois da cena, eles retornam ao navio. Fale novamente com Rikku e Sin atacará.
Besaid Beach
Itens raros: Moon Crest
Vá falar com os habitantes locais. Após as apresentações, Wakka dispensa o time e segue para a vila. Encontre-se com ele um pouco adiante. Continue seguindo-o pelo caminho ao sul.
Besaid Valley/Promontory
Fale com Wakka; ele indicará o caminho a ser seguido. Ao chegar na beira do penhasco, Wakka atirará Tidus na água. Continue por ela, em direção sudeste do mapa e continue seguindo o curso do rio. Em terra firme, siga a seta no mapa para chegar até a vila.
Besaid Village
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. II
Fale com Wakka, que está na segunda tenda da direita. Na segunda tenda da esquerda, o Inn, tem a Save Sphere e ainda uma máquina à esquerda do atendente, que mostra os tutoriais básicos do jogo. Siga para o templo ao norte da vila; examine a estátua de Braska (a segunda à direita das escadas). Depois da cena, volte até a tenda de Wakka. Ao falar com ele, escolha a primeira opção do menu. Depois de Tidus acordar, volte ao templo e encontre Wakka perto da escada.
Besaid Trials
É preciso resolver o enigma conhecido como Cloister of Trials; uma explicação preliminar aparecerá na tela. Examine o painel ao fundo e um símbolo aparecerá na parede da direita. Escolha a primeira opção do menu para tocar nesse símbolo e uma passagem se abrirá. Desça a escada, examine o painel na parede e pegue a Glyph Sphere, após as explicações. Continue descendo e destranque a porta, inserindo nela a esfera que acabamos de pegar. Retire a Glyph Sphere. Insira-a na parede da esquerda, um pouco adiante, e uma passagem se abrirá. Dentro dessa sala, você verá a Destruction Sphere. Não a pegue ainda; vá até o próximo pedestal e examine os escritos na parede do lado contrário. Uma porta se abrirá. Dentro dessa sala, pegue a Besaid Sphere. Coloque-a no pedestal que mencionei antes de adentrar nessa sala. Feito isso, uma porta se abrirá atrás dele. Volte um pouco e pegue a Destruction Sphere e insira-a no local onde estava a Besaid Sphere. Uma parede se quebrará no final do corredor. Nessa nova sala, encontre um baú contendo o Rod of Wisdom, uma nova arma para um membro do grupo que irá se juntar em breve. Volte ao pedestal onde foi colocada a Besaid Sphere e empurre esse pedestal até a marca no chão. Caso você erre a marca, pise na luz brilhando (botão de resetar); o pilar voltará à sua posição original e você poderá tentar novamente. Fazendo corretamente, uma cena entrará.
Besaid Village
Vá para a região próxima à entrada do templo, onde está havendo um ritual de invocação do Aeon Valefor. Depois, confirme ou mude o nome dele. Após a reunião do time de Blitzball, guie Tidus até Yuna, que está à esquerda. Após a seqüência de conversas, fale com Wakka que está perto dos outros integrantes do time, e escolha a primeira opção do menu para descansar. No sonho, guie Tidus para a esquerda, até que se encontre com Yuna, na ponta do cais. Depois das cenas que se seguem, saia do Inn e da cidade, trilhando um caminho já conhecido. Durante as batalhas, mais explicações sobre a aptidão de cada personagem. Depois da cena, salve o jogo. Siga o caminho indicado no mapa até encontrar Kimahri.
Chefe (Kimahri):
Em primeiro lugar, utilize o especial Cheer para aumentar a defesa e o ataque. Em seguida, ataque-o sem parar, e sem se preocupar em restaurar o HP. Após algumas espadadas, Wakka diz ser o suficiente e a batalha acaba.
Continue no sentido indicado no mapa. As próximas lutas também são exemplos de como se invocar o Aeon nas batalhas e das habilidades de Wakka. Chegando à praia, preste a atenção, porque a seta indicadora não vai lhe ajudar. Veja que no meio do mapa da praia tem um caminho à direita, que leva ao cais. Siga por ele e encontre a galera lá. Converse com o pessoal quê está assistindo a despedida do grupo e receba vários itens. Entre no barco. O mapa mostrará a próxima localidade a ser visitada.
S.S. Liki
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. III
No comando de Tidus, converse com todos e a seguir com Wakka, para dar continuidade ao roteiro. Desça ao andar inferior e um mercador (O’Aka) irá falar com Tidus. Converse com ele novamente, e ele pedirá dinheiro emprestado. Dê a ele o quanto quiser; ele pede 100 Gil, mas você pode dar mais que isso; esse cara irá ajudar muitas vezes no jogo, vendendo bons equipamentos. Para confirmar a quantia escolha a segunda opção do menu. Volte lá no convés e se aproxime do pessoal que está rodeando Yuna. Após a cena, volte falar com Wakka, depois com Yuna. Uma bonita cena em CG aparece de Sin Atacando.
Chefe (Sin):
Ele vem acompanhado de seus Fends, conhecidos como Sin Scale. Em primeiro lugar, invoque Valefor e use seu Overdrive contra Sin. A seguir, enfrente um pouco os inimigos no solo, deixando apenas um vivo. É que se você matar os três, outros aparecerão. Como Sin está a muita distância, nem todos os ataques o acertarão. Use magias de Lulu, tais como Thunder e Blizzard. Com Kimahri, apenas o especial Lancet é que faz algum dano ao inimigo. Com Wakka, o ataque normal funciona bem. Somente Yuna e Tidus é que ficarão “vendidos no lance”.
Após a batalha, Tidus cai na água e Wakka vai salvá-lo. Nisso, outra criatura criada por Sin aparece.
Chefe (Sinspawn Echuilles):
Não chega a ser difícil, o problema é que ele tem um ataque que drena HP dos personagens e soma-o ao seu. Contra esse ataque, use o especial Dark Attack de Wakka, para causar no chefe o status Darkness. Feito isso somente o golpe especial do monstro, que atinge os dois personagens, é que irá funcionar. Assim que acabar o efeito, renove o ataque especial. Fora isso tem as piranhas que virão para atacar conjuntamente com o chefe. Não se preocupe muito com elas; ataque as de vez em quando, quando juntarem mais do que duas na tela. Antes disso, concentre seus ataques no chefe, mesmo recebendo dano das piranhas. O especial Cheer de Tidus ajuda um pouco. Outra coisa que vai ajudar, será quando Tidus atingir o Overdrive. Vá curando os personagens, caso o HP destes baixe de 200.
Tendo terminado a batalha, veja Sin atacar a vila e destruí-la.
Kilika Dock/Village
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. IV
Siga em frente até a cabana em que tem um homem em frente, e depois, vire à esquerda, seguindo até mudar de tela. Ao chegar perto de três nativos, Tidus ira se juntar a Lulu para observar Yuna realizar a cerimônia do Sending, que na verdade é um alívio para a alma de quem já morreu, enviando-as ao Farplane (Paraíso). No dia seguinte, a cena se passa no Inn. Ao sair, encontre Datto; retorne até perto da entrada da vila e siga pelo caminho da direita na primeira bifurcação. Encontre Wakka e os outros. Siga para a esquerda da tela; quase no final da plataforma, siga para o norte até sair da vila.
Kilika Woods
Siga adiante, para perto de onde estão Lulu e os outros. Nessa floresta, temos vários caminhos; o correto é o indicado pela seta vermelha no mapa, no qual há um chefe na tela seguinte; porém, os outros caminhos levam a baús com itens e batalhas. Assim que a primeira luta acontecer, Lulu aconselhará Kimahri a usar seu golpe especial Lancet para aprender um novo Enemy Skill que poderá ser usado quando ele atingir o Overdrive. Faça isso e Kimahri aprenderá o Seed Cannon. Depois de fazer algumas lutas, siga então o caminho indicado pela seta no mapa, para enfrentar o chefe que falei.
Chefe (Lord Ochu):
É preciso tomar alguns cuidados básicos. Primeiro: o ponto fraco desse monstro é o elemento fogo. Diante disso, Lulu será de extrema importância, e também as armas que tiverem a habilidade Firestrike associadas. Invoque Valefor de cara para emitir seu Overdrive, o Energy Ray. Isso fará danos por volta de 1000 no inimigo. Continue com esse Aeon até sacrificá-lo por completo. O chefe terá três ações possíveis nesse caso; ou atacar com o especial Earthquake, que não causa danos ao nosso Aeon, ou a magia Water, que causa um bom dano, ou ainda ele poderá dormir e recuperar seu HP a cada rodada. Sempre que ele fizer isso, ataque-o fisicamente, senão ele irá se restabelecendo. O efeito do golpe especial de Valefor, o Sonic Wings, funciona no inimigo, mas não é sempre, sem falar que o dano causado é pequeno. A magia Fire de Valefor funciona bem. Quando o Aeon for derrotado, use a White Magic de Tidus, a Haste, nele, em Lulu e em outro personagem que tenha bom ataque, tipo Wakka. Essa é a chave para não se ter muita dificuldade em derrotar esse monstro. Use os itens Antidote ou a magia Esuna de Yuna, imediatamente, quando algum dos membros for atingido pelo ataque que causa o status Poison. Magias ou itens de recuperação também poderão ser usados.
Após a luta, vá para o norte. Continue pela direita das três pessoas que estão conversando. Na bifurcação seguinte, siga para o norte e suba a escadaria.
Pilgrimage Road
Salve o jogo porque temos mais chefe à vista!
Chefe (Sinspawn Geneaux):
Esse monstro é vulnerável mais a mágica do que a ataques físicos. É isso o que a cena com Wakka quer explicar. Só que para acertar magias nele, é necessário destruir os seus dois tentáculos, ou eles drenarão a magia que for utilizada. Destruídos os tentáculos, o monstro abrirá sua concha e se tornará mais agressivo, principalmente com ataques que geram o status Poison. Invoque Valefor; seu especial Sonic Wings apesar de produzir poucos danos, cancelará várias vezes o ataque inimigo. Nesse meio tempo, ele conseguirá alcançar o Overdrive. Vá lutando enquanto durar sua energia vital. Se preferir, dispense-o e ataque com o grupo, preferencialmente com mágicas de Lulu. Use a magia Haste de Tidus nela, para que ela possa atacar com maior freqüência.
Prossiga subindo as escadas.
Kilika Temple
Siga até a entrada do templo, ao norte; depois da cena, entre no templo. Fale com Wakka e, no menu, escolha qualquer das opções. Suba a escada e entre no salão sagrado. No comando de Tidus, suba no elevador. Já no andar inferior, vá em frente. Ao chegar à porta, escolha a primeira opção do menu.
Kilika Trials
Mais uma vez, vamos “brincar” com aquelas esferas sagradas. Pegue a Kilika Sphere no pilar e a introduza na lateral da grande porta. Esta se incendiará. Retire essa esfera e a leve até a próxima sala, inserindo-a na parede da esquerda ou direita. Daí, pegue a Glyph Sphere no pilar e insira-a na parede lateral que tenha sobrado. Retire a Kilika Sphere e a coloque no pedestal ao norte e um símbolo aparecerá. Leve de volta essa esfera a um dos pilares desocupados e toque no símbolo que se formou na parede, para a abrir a porta. Na sala em chamas, vá até o pilar à direita e retire a Kilika Sphere de lá. Coloque-a em algum pedestal desocupado, na sala anterior. Vá pegar a Glyph Sphere e insira-a no buraco na parede da sala em chamas. Uma porta se abrirá à sua frente, além do fogo se apagar. Dentro dessa nova sala está a Destruction Sphere. Retire-a e coloque-a em algum pedestal desocupado. Pise no botão no chão, para trazer o pilar móvel para essa sala. Arraste-o até o botão. Coloque a Kilika Sphere nele se por alguma razão a tiver retirado. Uma espécie de elevador levará o pilar para baixo. Desça a escada e retire a Kilika Sphere que está na parede e, em seu lugar, coloque a Destruction Sphere. A parede será destruída, revelando um baú. Dentro dele, encontre o Red Armlet. Use a Kilika Sphere na lateral do grande portão, para abri-lo. Retire-a em seguida e suba as escadas para sair desse local.
Depois da cena, converse com Lulu. Fale com Wakka e após as explicações sobre a cerimônia, converse novamente com Wakka e Lulu. Tente sair dessa sala e Yuna aparecerá, toda exausta. Depois da cena, Ifrit, se unirá ao grupo. Saia do templo.
Kilika Woods (retorno)
Faça o caminho de volta até a vila, mas procure fazer algumas lutas no caminho.
Kilika Village/Dock
Vá até a plataforma de embarque, bem na entrada da vila, e encontre o pessoal; escolha a opção de embarcar.
S.S. Winno
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. V
Sidequest: Jecht Shot Challenge
Ao ter o comando de Tidus, suba ao convés. Após a cena, vá conversar com Yuna. Suba ao segundo andar e veja Wakka e Lulu conversando. Depois disso, desça até a parte inferior do navio e salve o jogo. Fazer isso é importante, pois estamos prestes a realizar um evento em que se houver falha no cumprimento de seu objetivo, só se terá outra oportunidade de tentar novamente bem mais para frente no jogo.
Opcional: Jecht Shot Challenge
Suba ao convés e veja uma bola de Blitzball no centro. Examine a bola e a missão se iniciará. É preciso finalizar esse minigame, para poder adquirir esse movimento especial, que será de vital importância para ganhar o campeonato de Blitzball, dada a imensa desigualdade entre os jogadores dos times, nas primeiras partidas. Para conseguir concluir essa missão, você deverá pressionar o botão direcional, acompanhado de X, na direção correspondente à qual aparecerá uma mensagem de Jecht na tela. Se a frase aparecer à direita, você deverá pressionar o botão direcional para a direita e pressionar X. Se for no canto superior esquerdo, por exemplo, você deverá pressionar a diagonal para cima e esquerda, seguida de X. Você terá algumas tentativas para treinar. Não se apavore, é bem fácil. Vão aparecer muitas mensagens, seja rápido! Cumprindo o objetivo satisfatoriamente, Tidus conseguirá aprender a jogada Jecht Shot. Nem é preciso dizer que esse movimento somente está disponível nas partidas de Blitzball, não tendo nada a ver com as batalhas do jogo. Caso você falhe nessa missão, resete o jogo e tente novamente. Se quiser ir adiante sem cumprir essa tarefa pode, mas não aconselho; entretanto, caso não a cumpra, você terá mais uma oportunidade de aprender esse golpe, bem mais para frente no roteiro.
Continuando o roteiro normal, vá falar com Yuna. Depois da cena, tem-se a possibilidade de salvar o jogo.
Luca
Ao ter o comando de Tidus, siga a seta vermelha no mapa e Tidus chegará ao local de desembarque da celebridade que chegou para assistir a competição. Depois da cena, aparecerá na tela a mensagem para gravar o jogo.
Luca – Before Opening Match
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. VI e Al Bhed Primer Vol. VII
Se quiser pular o tutorial do jogo de Blitzball, e vê-lo depois, ele ficará disponível numa espécie de quadro, no lado esquerdo da sala. Continuando, siga para o andar de baixo, ao sul da tela. A continuação do roteiro é seguindo ao sul da “save sphere”. Depois, direita. Chegando na praça, entre no bar ao norte da estátua central. Depois da conversa com Lulu, é preciso seguir até a Dock Number 4. É só seguir pela esquerda no salão principal da arena de competição.
Luca - Docks
Contra os robôs, use a magia Thunder de Lulu. Avance algumas telas até chegar ao destino, no qual tem um barco zarpando.
Chefe (Oblitzerator):
Já de cara aparece o Trigger Command, mas não o use, pois não é a hora apropriada. É preciso energizar o guindaste, usando a magia Thunder de Lulu três vezes, até que o motor fique funcionando (ele ficará trepidando quando isso ocorrer). Por esse motivo, é uma ótima opção aplicar a magia Haste em Lulu. Aí, sim, Tidus poderá usar o Trigger Command e acionar o guindaste. Este agarrará o monstro e arrancará sua parte de cima, aquela que lhe dava energia, fazendo que o monstro perca cerca de 4.200 HP. Depois, se ele restar vivo, é só finalizá-lo, com uns poucos ataques.
Após a cena da vitória dos Aurochs, siga a seta indicada no mapa. Vá até os vestiários da equipe. Na cena seguinte, Tidus aparece do lado de fora dos vestiários. Volte para dentro deste, converse com todos e por último com Wakka, para a partida começar.
Luca – Blitzball – Final Match
Vencer não é obrigatório. Os jogadores do time adversário são muito melhores que os dos Aurochs. A derrota é praticamente certa. A única chance que se tem de vencer é se você conseguiu aprender o Jecht Shot lá no barco, e ainda por cima rezar para que eles não comecem a partida detonando, caso contrário, vais tomar o maior pau! Essa partida é meio mista: parte automática, controlada pelo computador, e parte manual controlada por você. Se apertar o botão quadrado, poderá escolher outras opções, mas aconselho a não mexer, se não conhece bem o jogo. Se você conseguir terminar o primeiro tempo em 0 a 0, ainda dá para vencer, caso contrário resete o jogo e comece novamente. Ao final do primeiro tempo, alguns jogadores ganharão experiência e evoluirão de nível. Na tela que aparece, escolha a primeira opção do menu, para equipar em Tidus o ataque especial Jecht Shot, no lugar do especial Sphere Shot. Só é possível equipar técnicas nos jogadores que estiverem no Level 3 ou maior. Escolha Done depois de tudo arrumado. A seguir, indique quem vai marcar quem. Não se preocupe demais com isso. No segundo tempo, você terá três minutos para marcar um gol, pelo menos, e segurar a partida. Eu digo três minutos, porque após esse tempo, Tidus será substituído e as chances do time caem consideravelmente.
Chefe (Sahagin Chief):
Na verdade parece um inimigo normal do estágio, só que é preciso liquidar uma dúzia desses! É fácil, porque tanto o ataque normal de Wakka, como o de Tidus, eliminam um deles a cada ataque.
Luca – Back on the Pilgrimage
Nas lutas com Auron, use o ataque normal ou a habilidade Power Break. Depois de Seymour invocar Anima, aceite a opção de salvar o jogo. Após as cenas, siga Auron pelo caminho ao sul. No saguão central, continue para o sul do mapa. Em seguida, vá pela direita até chegar na praça. Daí, suba pela escadaria à direita do bar. Depois da cena, fale com Yuna.
Mi’ihen Highroad – South End / South / Central
Itens raros: Lv. 1 Key Sphere
Sidequest: Belgemine - Valefor X Ifrit
Um lembrete: a Save Sphere está no Level 2. Isso quer dizer que ela também pode teletransportar o grupo para o estádio, a fim de participar de campeonatos de Blitzball.
Siga adiante conforme indicado no mapa; converse com as pessoas que encontrar no trajeto, pois pode render itens. Logo na primeira luta, Auron diz para deixar esse tipo de monstro bem cascudo por conta dele, já que sua espada tem atachada a habilidade de perfurar armaduras ou cascos (Piercing). Depois da cena com Maechen, continue para o norte e nessa mesma direção quando do término da próxima cena. Se quiser, antes de mudar de tela, vá para a direita e encontre Belgemine, para cumprir um evento opcional. Ao mudar de tela continue seguindo a seta vermelha no mapa. Depois da cena da carroça, continue seguindo a seta no mapa.
Mi’ihen Highroad – Agency
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. VIII, Lv. 1 Key Sphere
No lado direito, perto da porta, tem uma esfera azul (Al Bhed Compilation Sphere) no chão. Use-a para gravar no Memory Card as letras Al Bhed que já foram encontradas. Saia pela porta ao sul. Depois da cena, saia do hotel e vá para o norte do mapa.
Chefe (Chocobo Eater):
Esse chefe é muito resistente e tem ataques físicos bem fortes. Use o especial Cheer de Tidus para dar uma reforçada na defesa. Com Wakka, utilize o especial Dark Attack para causar Darkness no inimigo, e com isso se esquivar da maioria de seus golpes. Com Auron, ataque com o Power Break. Isso são meros complementos, porque essa batalha é uma boa para Ifrit. Se ele puder já começar com o Overdrive completo, melhor ainda. Sempre que ele apontar para Ifrit e aparecer a frase You Are the Next, use o comando Shield na próxima rodada, porque um fortíssimo ataque virá na seqüência. Para curar os danos sofridos na batalha, use a magia Fire em Ifrit, e esta terá efeito de cura. Uns três Hellfire liquidarão a fatura. Não tente lutar contra esse monstro sem Aeons! É que o monstro irá dar peitadas nos aliados até jogá-los no abismo, terminando a luta de outra forma, apesar de não significar Game Over.
Aceite a oferta de montar num Chocobo e escapará de lutas aleatórias, caso contrário, terá que seguir da maneira convencional. Vá para o norte do mapa.
Mi’ihen Highroad – Newroad, North / South
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. IX, Mars Crest
Um Chocobo pode conversar, abrir baús, examinar objetos e pegar itens no chão. Porém não haverá nenhuma luta, enquanto você estiver sobre ele. Eu aconselho a levá-lo até alguma tela, descer, enfrentar alguns inimigos, e depois subir no bicho novamente para prosseguir. Avance até chegar num acampamento. Desça do Chocobo e examine a carroça. Depois da cena, avance até onde o soldado permitir. Depois, volte par ao sul da tela até uma cena entrar, na qual Seymour dá permissão para o grupo avançar no caminho.
Mushroom Rock Road – Valley / Precipice
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. X
Nessa estrada também há pessoas que dão itens. Avance até entrar a cena com Clasko. Depois dela, siga o caminho indicado no mapa.
Dica: caso queira atingir rapidamente o Overdrive dos Aeons, quando você lutar contra o monstro Garuda, aplique o Dark Attack de Wakka, após ter atacado com cada um dos personagens, e com Auron, usando o Power Break. Daí invoque um dos Aeons. Enquanto o inimigo estiver sob o efeito Darkness, não o ataque, ao invés disso, selecione a habilidade Boost, utilizando-se do botão direcional puxado para a direita. Como o monstro vai errar o ataque, isso fará com que a barra indicadora do Overdrive suba bastante.
Ao pisar sobre o círculo no chão, aperte X para subir a outro nível. O caminho é óbvio até uma bifurcação. Vá pela esquerda, um longo trecho, acompanhando o mapa. Lá adiante, converse várias vezes com Shelinda; quando aparecer o menu, escolha a segunda opção dele, para curar todo o grupo. Ainda tem mais um comprido trecho até chegar na plataforma que conduz ao nível de cima. Na bifurcação, vá pela direita até o elevador que leva ao penúltimo nível da montanha. Siga para o sul da Save Sphere. Depois da cena, vá para o sudeste e fale com Luzzu. Depois dessa cena, vá até o elevador central e pressione X para subir ao topo da montanha.
Mushroom Rock – Ridge
Avance até a cena aparecer. Siga a seta no mapa, mesmo após as cenas. Entre na tenda ao lado. Vasculhe a área, se quiser; fale com o soldado ao sul de onde está Auron, e informe estar pronto (2ª opção). A cena terá início.
Chefe (Sinspawn Gui):
Hiper difícil, caso você não tenha os Aeons em Overdrive, e não use a tática correta. Se não tiver evoluído o suficiente os personagens, também será ruim. O chefe tem quatro partes, a cabeça, Head, os dois braços, Arms, e a parte principal. Esta não pode ser atingida fisicamente, se você não derrotar as mãos dele primeiro, caso contrário estas irão defender boa parte do ataque. Quando a cabeça se mover, golpeie-a com magias. Eu usei a Fira e deu bons resultados. Os ataques físicos do chefe são fortes, mas o pior mesmo é a magia Demi que tira um quarto do total de HP do personagem. Use os especiais Cheer de Tidus, Aim de Wakka, Focus de Lulu e Power Break de Auron. Vá detonando com todo mundo do grupo. Quando as mãos renascerem, invoque Valefor e use seu Overdrive. Normalmente você conseguirá dar dois deles com esse Aeon antes de ter que dispensá-lo. Após isso, invoque Ifrit e termine de liquidar a fatura! Se mesmo assim não for possível, tente lutar com cautela e esperar os personagens alcançarem o Overdrive.
Chefe (Sinspawn Gui) – Revenge:
Agora é fácil; a energia do chefe é menor, e ainda por cima seus ataques estão mais fracos. Liquide a cabeça (Head) de cara, usando magias de nível médio de Seymour, tipo Fira ou Watera. As mãos (Arms) continuam bloqueando ataques físicos. Portanto, ou as detone, ou então vá à base de magias. Com Auron, use o especial Power Break. Depois de destruídas as mãos, inicia-se uma contagem de tempo para que estas renasçam. Se quiser usar Ifrit, procure usar a magia Fire nele mesmo, para se recompor, até alcançar o Overdrive. A magia Demi continua sendo o pior incômodo.
Mushroom Rock – Beach / Aftermath
Depois do ataque de Sin, siga ao norte do mapa e encontre Gatta. Depois da cena, vá para a esquerda do mapa até entrar uma cena com Auron; prossiga subindo a rampa. No caminho converse com Shelinda, caso queira recuperar o grupo.
Djose Highroad
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XI
O caminho é aquele indicado no mapa. Converse com as pessoas no caminho para eventualmente receber itens. Na bifurcação, siga pela direita, conforme indicado no mapa.
Djose Pilgrimage Road
Avance até encontrar os Crusaders. Após a cena, é só seguir adiante.
Temple Of Yevon – Djose Temple
Antes de entrar no templo, dê uma vasculhada nas redondezas. Dentro dele, avance até uma cena aparecer. Depois, suba as escadas do caminho central e converse com o guarda que protege a entrada, escolhendo a primeira opção no menu.
Djose - Trials
Retire as duas Djose Sphere que estão nas paredes laterais e encaixe-as na porta. Veja um símbolo desenhado no chão. É preciso completar todo o desenho. No lado esquerdo tem o ponto luminoso no chão para resetar o teste em caso de erros, ou necessidade (esse reset apenas traz de volta o pequeno pedestal ao seu local original). Retire as Djose Sphere de cada parede lateral e insira-as no respectivo buraco na parede à direita. Uma plataforma no teto será ativada. Empurre o pedestal com a esfera até que o pedestal do alto energize a esfera que está naquele. Retire-a do pedestal e coloque no orifício à direita da porta. Isso fará com que ela se abra. Pegue as duas esferas que estão na lateral e insira-as em cada um dos lados do pedestal. Vá até o botão de resetar (também dá para empurrar o pilar de volta ao local original, mas dá mais trabalho!). O pilar aparecerá no meio. Empurre o através da porta que se abriu até que ele caia no feixe de raios. Chegue até a borda e Tidus o usará como trampolim para ativar o pedestal do fundo, empurrando-o. Isso fará com que uma nova parte do desenho se acenda. Volte e retire a Djose Sphere que mantém a porta aberta. Esta se fechará depois disso, logicamente. Coloque essa esfera no buraco do outro lado da porta para acender outra parte do desenho. Pise no botão de resetar para trazer o pilar e as outras esferas de volta. Retire as Djose Sphere do pilar e as encaixe no buraco em cada uma das paredes laterais, na primeira tela em que Tidus apareceu. Os símbolos que faltam irão acender, fazendo com que apareça uma espécie de elevador. Antes de descer por ele, vá até a parede próxima ao botão de resetar e veja um brilho na parede. Examine-a e uma passagem se abrirá. Pegue a Destruction Sphere e vá até o elevador. Em outro andar, empurre as cinco estátuas até a parede respectiva, para que o sistema seja ativado e uma porta se abra. Agora vá até o pedestal que se materializou e insira a Destruction Sphere nele, para revelar um baú com Magic Sphere. Siga pela escada a sudeste do pedestal. Ande um pouco nessa região até Dona aparecer. Converse com todos e tente sair do local (pela direita), para Yuna aparecer.
(foto16.jpg)
Temple Of Yevon – Djose Temple
Lá fora, converse com os membros do grupo e entre no templo. Entre na sala da esquerda; converse com a mulher ao fundo e Yuna acordará. Siga Yuna para a saída, não esquecendo de conversar com os que encontrar pelo caminho. Depois da cena com os Crusaders, continue seguindo Yuna. Ao encontrar o grupo, vá pelo outro caminho da bifurcação indicado pela seta vermelha no mapa.
Moonflow – South Bank Road
Itens raros: Lv. 1 Key Sphere
Sidequest: Belgemine – ???? X Ixion
Nessa região o monstro Ochu costuma dar um pouco de trabalho; enfrente-o com Ifrit. Continue até encontrar os dois Ronsos. À frente, você verá Belgemine, em mais um evento opcional; aconselho a não falar com ela agora, avançar até o próximo Save Point, no acampamento e só depois voltar aqui. Mas não fuja dessa luta; é que cumprindo esse evento, recebe-se o item Sumoner’s Soul, que permite que os Aeons aprendam novas habilidades e magias a partir de itens conseguidos durante o roteiro. No caso, a magia Fira é só um exemplo.
Moonflow – South Wharf
Feitos todos os ajustes de praxe, fale com o cara logo depois da escada, na direção do rabo do animal, e escolha a segunda opção do menu.
À bordo do Shoopuf
Depois da cena, um chefe.
Chefe (Extractor):
Use o especial Cheer para dar uma reforçada na defesa. O ataque do oponente inicialmente é fraco. Quando ele emergir, escolha a opção de defender (botão quadrado). O ataque Depth Charge faz bastante estrago, tome cuidado. Aplique a magia Haste em ambos os personagens para reduzir o intervalo de tempo entre os ataques. O esquema é ter paciência e ir recarregando o HP dos personagens.
Moonflow – North Wharf
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XII
Siga duas telas para a esquerda e chegará na saída da localidade. Avance mais uma tela para a esquerda para ganhar a estrada.
Moonflow – North Bank Road
Avance até encontrar Rikku deitada no chão; fale com ela. Logo na primeira batalha, Rikku mostra sua especialidade; ela possui a habilidade Steal, e com ela pode abrir baús durante o combate e, eventualmente, roubar itens dos inimigos. Isso é muito importante, pois não se esqueça que precisamos de itens específicos, que não são vendidos, para implementarmos habilidades nos Aeons, nas armas, etc. Em seguida é explicado o Overdrive dela, o Mix, no qual se pode combinar itens e formar um outro diferente e mais potente. No exemplo dado, o item Bomb Core adquirido na luta contra o baú, foi transformado no Firestorm, um ataque consecutivo de rajadas de fogo. O caminho você já sabe, é só seguir a indicação no mapa. Cuidado ao usar Rikku, já que ela começa muito fraca. Entre no grande túnel.
Guadosalam
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XIII
Depois da cena, Rikku mostra mais uma de suas habilidades, a Customize, que consiste em transformar certa quantidade de itens em um atributo e unificá-lo a uma arma ou armadura, desde que esta contenha um slot vago, pelo menos. De agora em diante, esse comando estará disponível no menu. Não estranhe; ao aplicar certa habilidade numa arma, ela poderá ou não ter seu nome alterado. A primeira construção à direita é o Inn; depois dele, há dois caminhos; o da esquerda conduz a Thunder Plains, só que ainda não é hora de ir até lá. Siga pelo outro, então, e explore a cidade. Vá até a bonita porta vermelha lá embaixo, que leva à mansão. Siga até a porta principal, ao norte, no primeiro andar. Depois da cena, entre. Converse com todos; depois da longa encenação, saia da mansão e caminhe para o sul até uma cena entrar. Continuando, vá pelo caminho à esquerda da entrada da mansão e cruze uma espécie de ponte que dá acesso ao lado direito, onde fica a entrada para o Farplane. Siga por ela.
(foto18.jpg)
Road to Farplane
Avance até encontrar o grupo. Entre pelo portal.
The Farplane
Converse com todos e depois com Wakka. Fale agora com Yuna. Depois vem uma longa cena com Jyscal.
Guadosalam
Vá até a entrada da mansão. Depois da conversa com Lulu, vá até a porta da mansão falar com Wakka, Auron e Lulu, novamente. Vá até Rikku, que está sentada na mureta, perto da loja de itens. Depois, volte falar com Lulu. Vá até a caverna que dá acesso a Thunder Plains e encontre Shelinda. Depois da conversa, vá se encontrar com o restante do grupo, ao lado da mansão. Agora, sim, siga pela caverna que dá acesso a Thunder Plains, já que o guarda não estará mais bloqueando o caminho.
Thunder Plains - South
Sidequest: Venus Sigil
No mapa, raios cairão sobre Tidus; ele poderá ser atingido por esses raios ou se esquivar deles. Nesse último caso, assim que a tela piscar, pressione X, e se isso foi feito no momento correto, Tidus dará um salto para trás e o raio cairá a sua frente. Dependendo do número de esquivas consecutivas, você receberá um item de brinde num alojamento adiante. Equipe o grupo com acessórios que protejam contra o elemento Lightining. Encontre Shelinda perto de outra torre. Depois, prossiga até o abrigo.
Thunder Plains – Agency
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XIV
Converse com todos e por último com Rikku. Vá até o quarto onde Yuna está descansando. Depois da cena, converse com Rikku no salão principal, para continuar a viagem.
Dica: lá fora, pegue o item Yellow Shield no chão, derrubado por um fotógrafo. Equipe-o em Tidus, para deixá-lo imune a ataques de relâmpago.
Thunder Plains – North
No segundo trecho da área com relâmpagos, a única novidade é o Iron Giant, um inimigo mais forte que os convencionais. É só seguir a seta vermelha tanto antes como depois da cena que aparecerá, para encontrar a saída.
Macalania Woods – South / North
Sidequest: minigame Butterfly Hunt
Converse com Auron. Em seguida, avance até encontrar o grupo. Depois, vá pelo caminho nordeste no mapa, e encontre novamente os Cruzaders. Esse caminho onde eles estão levam a Bevelle. Já o outro leva ao Macalania Temple, e é esse que interessa agora. Então volte e vá subindo pela rampa de galhos, entre as árvores. Nessa área, os inimigos usam muito do elemental Ice (gelo). Tem ainda o monstro Iguion, cuja especialidade é petrificar inimigos. Fique atento, não só a eles como ao caminho, pois embora seja único, é comum você se distrair nas lutas e voltar ao invés de avançar. Depois da cena com Barthello, vai ter uma outra lá na frente, com um nativo que brinca com as borboletas (evento opcional). Continue seguindo um longo caminho entre as árvores até chegar numa cabana. Não toque nas borboletas azuis no caminho, a não ser que queira brincar no minigame.
Macalania Woods – Lake Road
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XV, Lv. 2 Key Sphere
Siga adiante e uma cena entrará.
Chefe (Spherimorph):
O monstro modifica sua formação molecular, de forma a mudar seu atributo de ataque e conseqüentemente o elemento que lhe causa maior dano. Com Auron, use os especiais Magic Break e Power Break e metade do caminho já terá sido andado. Uma maneira fácil de matá-lo, é usar a magia Bio que lhe causa o status Poison, que o fará perder cerca de 600 HP por rodada. Espere até que ele se transforme para a cor azul, utilizando-se do elemento gelo para atacar. Invoque Ifrit e seu Overdrive liquidará o combate. A mesma tática é válida usando Ixion, quando o chefe atacar com o elemento água.
Siga para o sul inclusive depois da cena com Auron e saia dessa tela; em seguida, rume para o norte.
Lake Macalania - Agency Front
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XVI
Dentro do hotel, faça todos os ajustes de praxe e saia para continuar viagem. Siga para a esquerda do mapa, até uma cena entrar. Depois, é só continuar para o sul da tela.
Chefe (Crawler):
Essa Máquina possui uma peça, os Negator, que impede que magias sejam usadas ou invocações de Aeons. Então é preciso destruí-la em primeiro lugar. Como Negator está muito no alto, somente Wakka é que poderá acertá-lo com ataques normais. Kimahri poderá dar uma mãozinha, com seu especial Lancet. Depois disso, use magias Thundara com Lulu e invoque os Aeons, pois o inimigo tem 16.000 HP. Ixion é o mais propício para a situação, dado o elemento de que é constituído. Os principais ataques do inimigo são o Assault e o Mana Beam; este último faz pesados danos em todos os personagens ou Aeons, portanto é preciso estar com o HP perto do máximo quando ele der esse ataque. Preste atenção porque ele avisa após quantas rodadas ele irá usar esse ataque. Após sofrer um desses com Ixion, é só usar a magia Thundara nele próprio. Se o Negator reaparecer, use o ataque Aerospark.
Lake Macalania – Crevasse / Road
Caminho longo, sem inimigos. Entre no templo; depois da cena, explore o local e converse com as pessoas para faturar itens. No salão central, entre na sala à direita da grande escada. Após a cena, volte ao saguão principal e suba a escada.
Macalania Temple
Siga em frente até chegar a um grande salão.
Chefe (Seymour):
Ele terá a ajuda de seus guerreiros Guado. De início, use as magias Cheer e Focus para melhorar a defesa dos personagens. A opção Trigger Command aparecerá para alguns deles. Com Yuna, selecione de cara essa opção e escolha Talk, apontando para Seymour. Depois da cena, a Magic Defense de Yuna aumentará. Faça o mesmo com Tidus e sua Strenght será incrementada. Faça isso também com Wakka, e ele terá sua Magic Defense elevada. Destrua primeiro os Guado Guardian, pois além deles protegerem Seymour de ataques físicos, também atacam com magias, e usam itens de recuperação automaticamente, quando são atacados fisicamente ou com algum status negativo. Eles têm 2000 de HP cada um, portanto, concentre seus ataques mais fortes sobre eles e principalmente magias, para matá-los numa só rodada. Depois, é a vez de Seymour, que irá atacar usando magias elementais nível 2 (médio). Quando ele perder boa parte de sua energia, irá invocar seu Aeon Anima.
Sub-Chefe (Anima):
Ele tem somente um ataque comum; trata-se do Pain, que pode matar instantaneamente um personagem, mas é suportável para um Aeon. Evite atacá-lo com ataques fracos e bobos, visto que isso só faz aumentar a barra indicadora de seu Overdrive, que aparece na tela. Por falar em Overdrive, o Oblivion pode resultar num Game Over. Nesse caso é preciso obrigatoriamente ter invocado um Aeon, já que este poderá normalmente suportar um ataque desse porte, se tiver o HP próximo do máximo, ou então se defendendo com o comando Shield. Use o Aeon Shiva, que está marcado com ???? na última opção do menu de invocação. Shiva é muito forte, seus ataques fazem muitos danos ao inimigo apesar dos seus 16.000 de HP. O Overdrive de Shiva, o Diamond Dust causa 9.999 de danos ao inimigo. Mas não se empolgue em acabar logo essa luta, é preciso fazer um preparativo antes. Use esse Aeon que indiquei, Ixion ou Ifrit, já que o HP deles pode ser recarregado por meio de magia elemental aplicada neles mesmos. O objetivo é atingir o overdrive e dispensar o Aeon, para que ele possa ser invocado na próxima luta. Prefira que seja Shiva ou, na pior das hipóteses, Ixion.
Seymour retorna com magias poderosíssimas de nível 3, num combo chamado Multi, que pode matar mais de um personagem por rodada. Por esse motivo, é altamente contra-indicada a batalha franca. Para não sofrer, invoque um Aeon que esteja em Overdrive e ataque logo o inimigo com ele, pois normalmente o Aeon será destruído ao primeiro ataque de Seymour. Shiva elimina o inimigo num só Overdrive, mas isso não ocorre com os outros Aeons e pode deixar a luta complicada.
Macalania - Trials
Saia dessa câmara. Ao atravessar o túnel, as pontes de gelo serão desativadas. Desça pela rampa à esquerda. Empurre o pequeno pilar (ou pedestal, como queira chamar!) para a direita, onde tem uns filões de gelo. Empurre-o agora para o norte, de forma que quebre o outro pedaço de gelo, e desça pela rampa. Pegue a Glyph Sphere no pilar do meio. Desça a rampa pela qual o pilar acabou de descer. Lá embaixo, coloque a pedra no primeiro pedestal do lado esquerdo. Isso fará com que uma plataforma suba. Volte ao andar de cima. Nessa plataforma que surgiu, pegue a Macalania Sphere. Desça novamente e coloque-a no pequeno pilar que está no centro da tela. Agora, empurre-o para a direita e ele se unirá ao outro pedaço, ativando a primeira parte da ponte. Volte lá em cima e retire a Macalania Sphere que está no pedestal à direita. Desça e coloque-a no pilar à esquerda. Isso ativará mais um pedaço da ponte. Por fim, suba, pegue a Macalania Sphere ao lado da rampa; esta sumirá. Coloque essa esfera no pilar do meio e o último pedaço da ponte aparecerá. Suba a rampa como se você fosse atravessar a ponte lá no alto. Depois da subida, à direita, tem um botão no chão. Pise nele e um daqueles pequenos pilares aparecerá em frente à porta esquerda. Pegue a Macalania Sphere que está nele e empurre-o. Ele descerá e parará sobre um aglomerado de gelo, materializando a Destruction Sphere. Desça até lá embaixo e coloque a Macalania Sphere no pedestal da direita. Isso fará os filões de gelo se materializar novamente. Retire a Macalania Sphere do segundo pilar. Um pedaço da ponte será desativado. Insira essa esfera no pedestal que ativa a rampa que conduz ao subsolo. Pise sobre o botão e o pequeno pilar reaparecerá, com a Destruction Sphere encaixada nele. Repita o procedimento para mandar o pequeno pilar até lá embaixo; vá atrás dele. Retire a Destruction Sphere e insira-a no pedestal à esquerda desse local. Dentro desse baú encontre Luck Sphere. Agora suba e retire a Macalania Sphere que está no pedestal da direita. Traga-a para baixo, encaixe-a no pequeno pilar e empurre-a para a direita, para reativar o segundo pedaço da ponte. Suba a rampa, retire a Macalania Sphere que está ao lado dela, e leve ao pilar do meio. Atravesse a ponte e suba a escada.
Macalania – Hall
Depois da cena, faça os preparativos que tiver e siga para o sul da tela.
Macalania – Crevasse
Corra intentando sair do templo; lutas ocorrerão. Lá fora, siga por um dos dois caminhos até uma cena entrar.
Chefe (Wendigo):
Fácil, desde que você antes elimine os Guado Guardians, que provêem seu grupo com magias de cura e ainda com o status Berserk, que deixa os ataques do monstro muito mais fortes. Quando isso acontecer, use a magia Esuna ou o item Remedy no inimigo, para lhe tirar essa condição. Quando os assistentes forem derrotados, eles aplicarão as magias Shell e Protect no monstro principal, tornando-o mais resistente a ataques físicos e magias. O oponente só tem um tipo de ataque e normalmente é bem forte. O especial Power Break de Auron vem bem a calhar nesse caso. Threaten também tem utilidade, já que pode assustar o inimigo, que perderá a vez. Com Tidus, use a magia Haste, para atacar em menores intervalos. Aplique o Dark Attack com Wakka, para tentar inserir o status Darkness, que fará o oponente errar a maioria de seus golpes físicos. Não ataque o inimigo fisicamente quando ele estiver com os braços erguidos, porque o contra-ataque é certeiro, mesmo que ele esteja com o status Darkness”. Se você tiver um Aeon em Overdrive, melhor; caso contrário, Ixion dá conta do recado, desde que o inimigo não esteja em Berserk, e ainda o poder de ataque dele tenha sido diminuído pelo ataque especial de Auron.
Lake Macalania – Lake Botton
Itens raros: Lv. 2 Key Sphere
Converse com Lulu e Auron, depois prossiga. Encontre Wakka mais adiante. Agora é a vez de falar com Kimahri e Rikku. Depois da cena, fale com Yuna, depois com Wakka. Então com Auron, ao norte. Aproxime-se de Yuna, e uma cena entrará.
Oasis
Siga adiante e enfrente um inimigo muito forte (Zu) que pode trazer complicações, já que Tidus está lutando sozinho. Mas não se preocupe, pois passadas algumas rodadas, Auron e Lulu aparecerão para ajudar. Esse monstro é forte, porém não tem defesa contra Poison, Darkness, a magia Slow e o especial Power Break. Após a luta, prossiga acompanhando o mapa.
Sanubia Desert – East
Adiante encontre Wakka; na próxima tela, à direita no mapa, Kimahri. Seguindo o caminho da esquerda, encontre Rikku lá na frente.
Dica: existem dois monstros nessa região com um HP imenso. Para vencê-los facilmente, use ataques que insiram o status Darkness ou Poison. O golpe especial Power Break de Auron funciona bem.
Na próxima luta que aparece, Rikku fala da sua habilidade com máquinas. Use o comando Steal no inimigo Mech Guard e ele já era! Continue adiante e Rikku irá mostrando o caminho. Na bifurcação, siga para o norte do mapa.
Sanubia Desert – Central
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XVII, Lv. 2 key Sphere e Al Bhed Primer Vol. XVIII
Essa área é muito larga. Vasculhe-a bem. O caminho que se deve seguir é para o norte, até mudar de tela.
Sanubia Desert – West
Itens raros: Mercury Crest, Megaelixir e Teleport Sphere
Siga a seta no mapa. Na divisão de caminhos, continue para o norte do mapa. No trajeto, há uns baús que escorregarão para um redemoinho de areia; é uma armadilha do monstro Sandragora que tem ataques que podem causar o status Confuse, um dos mais perigosos de todos.
Home – Main Corridor
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XIX, Friend Sphere, Al Bhed Primer Vol. XX, Al Bhed Primer Vol. XXI, Skill Sphere e Lv. 4 Key Ssphere
Entre pela porta metálica. Siga atrás de Rikku e os outros. Na bifurcação dos caminhos, siga à esquerda e entre pela porta. Depois da cena, vá atrás do grupo e entre pela porta. Em seguida, cruze outra porta à direita e siga até a nave.
Airship
No comando de Tidus, converse com todos e explore a nave. Depois, volte à cabine de comando. Após a conversa entre Auron e Cid, fale com Brother, que está na ponta da cabine. Saia desta; depois da cena, siga pelo caminho sul até um outro Save Point na nave. Suba a escada e continue adiante. Aperte X para subir pelo elevador atrás de Rin.
Chefe (Evrae):
Cid avisa ao grupo para informar quando eles acharem que o piloto deve mudar a trajetória da nave. Somente Rikku e Tidus é que podem dar esse comando. Mais uma vez o Trigger Command entra em cena. O objetivo dele é esse que acabei de falar, ou seja, mudar o curso da nave, para se esquivar dos ataques do dragão, ou mesmo para fazer a aproximação com ele. Mas lembre-se que o movimento não é imediato; leva um certo tempo até ser executado, depois que requerido. Esse monstro é sensível ao efeito Darkness. Use-o contra ele. A principal tática de Evrae é usar a magia Haste nele mesmo. Sempre que ele fizer isso, aplique a magia Slow nele, pois é muito perigoso deixá-lo com velocidade extra. A magia Dispell também funciona com o propósito de anular a magia expelida pelo inimigo, mas é cedo ainda para tê-la disponível... Outro detalhe importante: Dispell e Slow não são equivalentes; quando usado Dispell, isso anulará o efeito da magia Haste, deixando o oponente com a velocidade normal, enquanto que se usar a magia Slow, além de anular a Haste, fará o inimigo ficar mais lento do que o normal. Quando der tempo, use a magia Hastega para deixar todos os membros do grupo bem rapidinhos. Normalmente os ataques do chefe são fortes, mas o principal deles é o Poison Breath, que tira muito HP dos membros do grupo. Esse é o inconveniente de mantê-lo perto. De longe, alguns personagens não irão conseguir proferir seus ataques. Use esse momento para recuperação e aplicação de magias de suporte. Uma excelente opção para perto é atacar com Auron e seu especial Power Break. De longe, Wakka e Lulu são as melhores opções.
Bevelle
Siga em frente, enfrentando os inimigos até chegar ao pé da escada.
Bevelle – Priest’s Passage
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XXII
Acione o painel na parede; depois, avance até o Save Point.
Bevelle – Trials
Comece empurrando o pequeno pilar para frente. Na esteira rolante, confirme com X ao ficar sobre a marca no chão. O segredo aqui é o seguinte: você deverá escolher uma das direções apontadas pela seta para seguir. No caso, está-se numa grande reta. Tem um retrocesso lá na frente, caso se erre o caminho. Se não usar o retrocesso, dá na mesma, o personagem voltará ao início da esteira. Entre na primeira curva à direita, pressionando o botão X, quando a seta estiver indicando o lado direito.
Dica: se quiser evitar de ficar entediado, fique pressionando X repetidamente até que o comando entre.
Na próxima bifurcação, siga em frente (único sentido permitido, por enquanto) e pegue a Bevelle Sphere no painel do fundo. Retorne à esteira, empurrando o pequeno pilar até ela. Faça o caminho inverso para chegar ao ponto de partida. À partir deste, vire à direita apenas na segunda marca no chão. Chegue numa plataforma com um painel. Coloque a Bevelle Sphere nela. Isso habilitará uma parte da esteira que estava desativada, no andar de baixo, sem falar que ativou um novo caminho na bifurcação. Agora, teremos que ir ao lado oposto a este. Use o retrocesso na esteira, ou espere o reinício, para entrar à esquerda, na segunda marca no chão. Retire a Bevelle Sphere do painel. O trabalho aqui está terminado. Agora a continuação é no andar de baixo. Dirija-se a ele, como fez no início. Na divisão de caminhos, você terá que escolher a direção; espere a seta apontar para a esquerda e pressione X. Temos três salas do lado direito desse corredor de baixo. Primeiramente, vá à terceira delas e insira a Bevelle Sphere no pedestal na parede. Um caminho será ativado, ao lado. Volte à esteira e espere o reinício. Como mudamos o ângulo de visão, confirme sempre o caminho com a seta apontada para frente. Vire à direita na segunda entrada. Pegue a Glyph Sphere e volte à terceira sala. Insira a Glyph Sphere no painel ao fundo, e será liberado o caminho para uma sala anexa. Dentro dela, pegue a Destruction Sphere. Volte à esteira. Vá novamente à segunda sala e coloque a Destruction Sphere no pedestal onde estava a Glyph Sphere. Uma nova rota será habilitada. Volte mais uma vez à sala três e pegue a Bevelle Sphere. Não faz mal que o caminho seja desativado, não precisamos mais fazer nada desse lado. Caia na esteira novamente e entre onde seria a primeira entrada à direita. Você parará numa plataforma vazia. ATENÇÃO: Só prossiga a partir desse ponto, caso você esteja com as duas Bevelle Sphere. Empurre o pilar para o sul da tela. Chegando lá em cima, veja um baú à direita. Dentro dele encontre o item HP Sphere. Embaixo de onde estava esse baú tem o botão de resetar. Pise sobre ele para trazer o pequeno pilar aqui para cima. Insira a Bevelle Sphere no pedestal, na sala do meio, e a esteira ficará energizada. Empurre o pequeno pilar até ela. Tidus abrirá o baú e encontrará a arma Knight Lance. Tidus automaticamente fará o caminho de volta. Agora é só seguir para a direita para finalizar.
Bevelle – Via Purifico
No comando de Yuna, vá para o lado esquerdo; depois para o direito, para encontrar Lulu num beco. Continue para o norte do mapa; avance um bom trecho até encontrar Auron. Vá pela direita e encontre Kimahri. Siga para a esquerda, na bifurcação logo ao sul. Você sairá naquela primeira sala onde Yuna começou a fase. Vá para o norte; use o teletransporte no chão, para ser transportado a outra área. Siga até o local onde Auron foi encontrado e de lá pelo caminho ao norte.
Combate dos Aeons: Bahamut x Ifrit
Bahamut é forte, mas ainda é lento. Cuidado. Após o primeiro ataque, defenda-se do Overdrive de Ifrit, o Hell Fire, com a opção Shield. Depois disso não tem mais erro!
Combate dos Aeons: Ixion x Valefor
Moleza! Ixion pode recarregar-se usando magias baseadas no elemento Thunder. De cara, caso possa, use o Overdrive dele, o Thor Hammer e três quartos do HP de Valefor já eram. Valefor é rápido, mas seu ataques são totalmente ineficazes, inclusive seu Overdrive.
Combate dos Aeons: Shiva x Bahamut
Patético! Detone-o com o Diamond Dust e depois com o Heavenly Strike, seguidas vezes. È bem provável que ele não consiga atingir o Overdrive, mas caso o faça, proteja-se com o comando Shield, porque esse golpe tira muito HP. Aliás, é só esse golpe que ele tem, que é disparado a cada cinco turnos.
Observação: a escolha dos Aeons é livre; só não pode escolher o mesmo que o adversário; também pode lutar com um só Aeon as três lutas, desde que ele agüente, é claro!
É a vez de Tidus. Na direita, tem um baú que vende itens (que coisa original!). O caminho é um só e sem novidades até chegar ao próximo Save Point.
Chefe (Evrae Altana):
(foto26.jpg)
Muito fácil. Você quer com apelação ou sem apelação? Sem apelação: Use os especiais Cheer de Tidus e a magia Hastega. É só ter paciência, ir atacando e recarregando os membros do grupo sempre que precisar. Dê preferência use a Al Bhed Potion com Rikku já que esse item “dá em árvore” nessa altura do jogo. Tem também a opção do Trigger Command para abrir a porta e desviar o combate para outra área adiante. É besteira, até porque vão ter itens no caminho que ficarão para trás. Enfrente esse bicho onde ele está.
Com apelação: devido ao seu status Undead (morto-vivo) qualquer magia ou item de cura irá fazer danos nele. Use duas X-Potion ou Phoenix Down e o bicho já era.
Nade até o final do caminho.
Highbridge
Dirija-se ao final da plataforma, para encontrar Seymour.
Chefe (Seymour Natus):
Novamente a opção Trigger Command aparecerá para Tidus, Yuna e Auron. Usando a opção Talk, haverá um aumento da Strength, Magic Defense, e Strength, respectivamente. Esse chefe não é difícil, não precisa nem mesmo se apoiar na tática de usar o Overdrive dos Aeons. Na verdade, o chefe tem a parte principal, e a outra, o Mortibody, da qual ele suga HP para se recuperar. Não se preocupe com isso. Se você evoluiu direitinho os personagens, os danos que serão feitos ao chefe serão muito maiores do que ele poderá se recuperar por rodada. O forte de Seymour é as magias. Como não dá para diminuir essa habilidade usando o Magic Break, o melhor é usar os especiais Focus e Cheer para dar uma reforçada na defesa. A magia Flare que ele solta, normalmente mata um aliado. Não demore em revivê-lo. Inicialmente, é imprescindível que seja aplicada a magia Hastega, já que o chefe é bastante veloz. Quando os membros forem atingidos pelos ataques dele, o melhor é curar-se com as Al Bhed Potion, usadas por Rikku. Os Overdrives dos Aeons causarão o dano máximo (9999). Já o Overdrive de Tidus, o Spiral Cut, é o mais indicado, pois pode causar cerca de 10.000 de danos no inimigo, se somarmos todas as espadadas que ele dá.
Macalania Woods – Campsite
Vá para o sul da tela falar com Yuna. Na divisão dos caminhos, na tela seguinte, siga novamente para o sul. Guie Tidus de volta ao acampamento. Depois da cena, vá pelo caminho da direita; depois, suba a montanha.
Calm Lands – South / Central
Itens raros: Al Bhed Primer Vol. XXIII
Sidequests: Monster Arena, Belgemine – luta contra Shiva, e Aeon Yojimbo
Vá pela esquerda até chegar na vasta planície. Se quiser, compre suprimentos na máquina voadora. Siga a nordeste dela até chegar ao acampamento. Depois da cena, vasculhe o local, converse com os membros do grupo e saia do acampamento. Siga um longo trecho até o extremo leste dessa parte; daí, rume para o norte. Se aparecer uma luta contra o monstro Malboro, fuja na primeira oportunidade que tiver, pois ele tem um ataque perigosíssimo e com certeza você não está preparado para ele.
Calm Lands – Near Bridge
Cruze a ponte.
Chefe (Defender X):
Ele é muito forte fisicamente, porisso tome cuidado. O “canal” é usar a magia Hastega logo no início e se apoiar nos poderosos ataques de Auron. Se você quiser aproveitar os Overdrives dos Aeons também é uma boa idéia. Bahamut é uma boa pedida para ir no mano-a-mano com o chefe. Você terá que ter muita paciência e reviver os aliados nocauteados logo que isso ocorrer. A facilidade está no fato de que ele não tem nenhum ataque que atinja os três membros ao mesmo tempo.
Siga para o norte, cruzando outra ponte e avançando no sentido indicado pela seta no mapa.
Mt. Gagazet – Mountain Gate
Depois da cena, avance para o norte até uma luta entrar.
Chefes (Biran Ronso e Yenke Ronso):
Luta importante. Esses chefes têm vários Overdrives para Kimahri. Inicialmente, use o especial Lancet para roubar as Skills Fire Breath, Aqua Breath e Doom (Biran). Enrole um pouco na luta, até que Yenke use a Skill White Wind e aproveite para roubá-la também. Haverá monstros mais adiantes que permitirão que as aprendamos da mesma forma. Quanto à luta, Yenke protege os ataques físicos direcionados a Biran. Detone este primeiro, para que ele não atrapalhe. Se quiser deixar a coisa bem fácil, use a magia Haste e os especiais Armour Break e Cheer. Mas isso vai depender da evolução do personagem e da maneira com que o movimentou pelo Sphere Grid. De qualquer forma, o ataque normal de Kimahri é o canal, ajudado pelos Overdrives e usando itens de cura quando o HP estiver em nível baixo. Eliminando Yenke, Biran irá se energizar (Berserk) e deixar seu ataque físico mais forte. Se você não tiver magias que diminuam esse poder, ou aumente os de Kimahri, ou terá que ir no mano-a mano com o chefe, usando itens de recarga constantemente. Não adianta usar o item Remedy, porque o monstro irá renovar o Berserk. Tente roubar dos inimigos bastantes Lv. 3 Key Sphere, que é bem rara nessa altura do jogo.
Gagazet – Mountain Trail
Itens raros: Braska’s Sphere, HP Sphere e Lv. 4 Key Sphere
O caminho é longo, porém, não tem como errar. Bem adiante, você encontrará um tal de Wantz, irmão de O’aka. Ele tem ótimos equipamentos, mas eles são caros. Prossiga até a próxima Save Sphere.
Chefes (Seymour Flux):
É barra pesada. Essa nave tem uma parte (Mortiorchis) que auxilia a nave principal de Seymour. Coloque Kimahri no grupo e use o Trigger Command, para aumentar a Strenght dele. O mesmo poderá ser feito com Yuna, para aumentar sua Magic Defense. Inicialmente, aplique Hastega e mantenha o HP alto. Os ataques do chefe baseiam-se no status negativo Zombie, para em seguida aplicar a magia Full Life e matar o personagem. Para evitar esse problema, cure o personagem assim que ele for atingido por esse status. NÃO invoque os Aeons no início. Tente consumir pelo menos um quinto do HP dele para depois começar a seqüência de invocações. Se os Aeons não estiverem em Overdrive é besteira invocá-los, já que Seymour o matará no primeiro ataque. Você tem que reservar fôlego para o final, porque Seymour tem um golpe extremamente poderoso, o Crosss Creave, que tira muito, mas muito HP mesmo, de todos os personagens. Seymour é cheio de recursos; ele tem também a magia Dispel para anular todas as magias que estão auxiliando os personagens, e ainda a fortíssima magia Flare que pode tirar mais de 2.000 HP de um personagem.
Gagazet – Prominence
Itens raros: Saturn Crest
Continue adiante. Depois da cena, guie Tidus até a porta que fica à esquerda de uma escada. Vá ao centro da sala. Saia atrás do garoto; ele estará numa espécie de convés, logo após a escada. De volta ao grupo, prossiga até chegar à entrada da caverna.
Gagazet – Mountain Cave
Sem novidades até chegar ao Save Point. Daí continue pela esquerda até chegar à parte com água. Na tela seguinte há uma bifurcação; vá em frente. Ao chegar em terra firme, avance até iniciar o First Trial of Gagazet. Wakka tem que acertar a esfera luminosa, mas para isso a bola terá que passar no vão que há nos escudos giratórios. Volte até o Save Point. Veja que o caminho à frente dele agora está disponível. Na bifurcação seguinte, vá pela esquerda. Ao final tem o Second Trial of Gagazet. Mande Rikku ir pelo buraco verde, Tidus pelo azul e Wakka pelo vermelho. O grupo voltará ao mesmo lugar. Retornando a terra firme, note que se tem um caminho disponível à esquerda. Suba por ele até a saída.
Chefe (Sanctuary Keeper):
Batalha tenebrosa. O inimigo é muito resistente, cheio de recursos e ainda por cima tem ataques muito poderosos. Não tente enfrentá-lo com os Aeons. Se fizer isso, além de ele se recuperar surpreendentemente com as magias Curaga, ele ainda aplica a magia Protect e Regen. Só invoque um Aeon se tiver certeza de que o Overdrive dele irá liquidar a luta. Já que esta se dará com os personagens, use o Mental Break, Armour Break e Power Break. Especiais que causem o efeito Darkness também funcionam, mas não vá muito nessa, não! O essencial é usar a magia Hastega, ou mesmo a Haste em todos os personagens. Outra tática que funciona é usar a magia Bio, mas o monstro pode refutá-la usando Dispel. É preciso ter vários itens de cura de status negativo, já que tanto o Proton Wings, como o Tail Sweep podem inserir status negativos, tipo curse, Darkness e Confuse. Já o ataque Mana Breath normalmente mata um personagem. Além disso o inimigo conta com magias tais como Curaga, Shell e Protect, que prejudicam o bom andamento da batalha.
Road to Zanarkand Ruins
Continue adiante pela montanha, e depois pelo caminho em descida até as ruínas.
Zanarkand Ruins
Siga pela comprida passarela em ruínas.
Dome
Continue em frente. Na divisão dos caminhos, siga por aquele a noroeste. Chegando no salão, é preciso pisar nos botões não necessariamente nesta ordem: terceiro, segundo e primeiro da direita, primeiro do centro e terceiro da esquerda (contados de baixo para cima na tela). Ao completar a seqüência, uma passagem se abre, e também três pilares são movidos para cada uma das paredes laterais. Que enigma chato! Você tem que resolver as quatro combinações de botões. Para acessar uma combinação, fique na sala onde você acabou de resolver o quebra-cabeça e empurre um dos pilares até a parede (encoste-se a ele e aperte X). Primeira combinação: pilar superior esquerdo: Agora vá à sala ao lado e pise nos botões, na seguinte ordem, sempre contados de cima para baixo (primeiro critério) e da esquerda para a direita (critério de desempate, em caso de haver botões na mesma linha horizontal): lado esquerdo (primeiro e segundo), lado direito (terceiro, quinto e sétimo), superior (segundo) e inferior (nenhum). A cada combinação correta, um desenho aparecerá em uma das marcas no chão. Segunda combinação: pilar inferior esquerdo: lado esquerdo (quarto), lado direito (primeiro, terceiro e sétimo), superior (quinto) e inferior (primeiro e segundo). Terceira combinação: pilar superior direito: lado esquerdo (segundo), lado direito (primeiro, terceiro, sexto e sétimo), superior (primeiro, segundo e terceiro) e inferior (primeiro). Quarta combinação: pilar inferior direito: lado esquerdo (primeiro), lado direito (primeiro, terceiro, sexto e sétimo), superior (nenhum) e inferior (primeiro e segundo). Agora vá ao painel da segunda sala (essa em que você está) e retire a Kilika Sphere do lado esquerdo do monitor. A luz irá apagar. Vá até a sala 1 e encaixe essa Sphere no pilar central esquerdo. Ele irá automaticamente em direção à parede, ativando uma das marcas no chão, na sala 2. Volte à sala 2 e pegue a Besaid Sphere do outro lado do monitor. Vá até a sala 1 e insira-a no pilar central direito. Com isso a última marca na sala 2 é ativada. Salve o jogo no Save Point que apareceu na sala 1.
Nota: depois de derrotar Yunalesca, volte aqui e um novo Trial estará disponível naquele local onde tinham as seis marcas no chão. Agora, é preciso pisar nos botões que acendem uma figura geométrica quadrada, ao serem pisados. São eles: Sala 2 - superior (terceiro), esquerda (terceiro), inferior (não tem) e direita (segundo e quarto): Sala 1, direita do painel, botão central e inferior esquerdo. Feito isso, a tela do monitor se abrirá, revelando a Destruction Sphere. Retire-a desse pilar e coloque-a no orifício à direita do painel na sala 2. Encontre um baú contendo o Magistral Rod. É o último tesouro que falta para se poder adquirir o Aeon Anima.
Chefe (Spectral Keeper):
Essa batalha tem algumas peculiaridades e é extremamente complexa. Primeiro: você poderá se movimentar para qualquer uma das seis plataformas, com o Trigger Command, opção Move. Você deve estar querendo entender o porque disso. É que esse monstro tem um golpe poderosíssimo (Glyph Mine) que mata um personagem ou Aeon que esteja no bloco piscando. Ficar de frente para o monstro é péssima idéia, mas não pense que ficando às costas o personagem estará seguro, pois o monstro ataca com a cauda, fazendo também bastante estrago. Não bastasse isso, ele ainda pode inserir o status Berserk num aliado, de forma que ele ataque inconscientemente. Nesse caso, é melhor equipar-se com proteções a esse status, apesar de serem raras nessa altura do jogo. Os Aeons só são úteis se estiverem em Overdrive, pois normalmente eles serão mortos após terem desferido o primeiro ataque. A magia Hastega é outra providência imprescindível, como, aliás, tem sido em todas as lutas. Os ataques Mental Break e Armour Break funcionam contra ele. Magias de proteção ajudam, mas não se fie muito nisso. O status Silence pode ser inserido no chefe, mas é meio infrutífero, já que ele se baseia em ataques físicos. Uma boa opção de cura é o item Mega-Potion.
Dome – Chamber of Faith
Itens raros: Sun Crest
Faça todos os ajustes nos personagens. Entre pelo portal; siga o grupo.
Chefe (Yunalesca):
Esse chefe está dividido em três partes:
Primeira parte:
É a mais fácil de todas, os ataques dela são fracos e poderá ser vencida sem o auxílio dos Aeons. Se quiser, use apenas um deles, até porque eles agüentam bem a luta. Guarde os outros para as partes mais complicadas. Cure os membros sempre que for necessário. Para evitar problemas, nunca deixe o grupo com HP baixo.
Segunda parte:
Ela baseia-se em ataques que geram o status Zombie e depois usa magias de cura, de modo que ao invés de restaurar, cause dano ao personagem. O ataque de tentáculos não faz muito estrago, mas insere um incômodo status negativo, além de causar perda de tempo, pois não dá para curar o grupo todo de uma vez e recuperar o HP antes disso. O uso de Aeons não é muito indicado. Prefira guardar a força deles para a terceira parte desse monstro. Use a magia Hastega e equipamentos que tenham a habilidade Auto Med. Também é uma boa equipar-se com proteção contra o status Zombie. Caso você não tenha opção, cure o personagem, tão logo ele seja atingido. Não deixe o HP baixo. Não tenha pressa de matá-lo, e quando o fizer, tenha certeza de que o grupo está com proteções tipo Shell e Protect, se possível, e ainda com o HP praticamente cheio. Se você passar para a terceira parte com o grupo todo detonado, pode esquecer, já era!
Terceira parte:
Ela já começa com um ataque que é de lascar; se não mata todos do grupo, pelo menos um ou dois vão “pro saco”. Se necessário use o item Mega-Phoenix após o ataque Mega Death. O bom mesmo é ter prevenção contra o status Death. Recupere rapidamente o grupo, usando primeiramente a magia Hastega. Aplique ataques fortes, para que a luta não se complique. Só invoque Aeons em Overdrive, porque Yunalesca pode se restaurar, absorvendo o HP deles. Associado a essa estratégia, em qualquer uma das partes, poderá ser utilizado os Overdrives dos personagens. Mas para que eles encham a barra mais rápido, é preciso mudar o Overdrive Mode para Stoic, Conrade ou Ally.
Saia desse local, trilhando o caminho ao sul da tela.
Airship
Continuando, converse com todos e siga para o sul da tela. Fale também com Auron. Vá até o outro Save Point e suba a escada. Converse com Yuna. Volte à cabine de comando. Para visitar as localidades já exploradas e ainda as futuras, fale com Cid.
Hibridge
Avance até encontrar Shelinda. Depois de uma longa cena, volta-se à nave; o próximo destino está habilitado no mapa.
Sin
Vá até o segundo Save Point da nave; suba a escada e continue pelo elevador ao norte até chegar na parte externa.
Chefe (Left Fin):
A batalha começa à distância; ataque com Wakka e Lulu. Com esta última, a magia Flare faz dano máximo, dependendo do seu desenvolvimento no Sphere Grid. Use o especial Armour Break para que os ataques físicos façam danos maiores. Quando você quiser se aproximar de Sin, use o Trigger Command, opção Move In. Tem também a opção de se afastar, quando você estiver próximo. O único cuidado que se deve ter quando se aproximar é com as ombradas de Sin, que atingem o grupo todo. Não acho que seja o caso de usar Protect, pois o dano causado pode ser restaurado tranqüilamente em seguida. Aeons funcionam muito bem nesta luta.
Chefe (Right Fin):
Não muda praticamente nada. É só repetir o esquema anterior. Melhor será usar logo os Aeons para não se desgastar.
Chefe (Sinspawn Genais):
Não é preciso nem estratégia; o inimigo é fraco e tanto com os personagens, como com os Aeons, a luta é fácil e rápida.
Chefe (Sin – 1):
Tem por volta de 40.000 HP. Use Aeons para acabar logo com a luta, ou então aproveite para fazer testes de magias e golpes especiais. Os ataques do monstro não são perigosos e, caso o personagem seja atingido, basta recuperá-lo na próxima rodada. Use a magia Hastega para acabar mais depressa com a luta!
Vá até a parte externa da nave e encontre Yuna. Depois da cena, siga novamente para a parte externa da nave.
Chefe (Sin – 2):
O chefe começa à distância; de início ataque com magias do tipo Flare e Ultima, e aproveite também para usar magias de suporte. Logo em seguida, Sin vem um pouco mais perto, mas mesmo assim ainda está longe para os ataques físicos. Na aproximação seguinte, aí sim dá para atacá-lo de qualquer forma. Ele tem uma barra de energia que vai sendo completada, da mesma forma que os Aeons. Se ela encher por completo, ele lançará o golpe Giga Graviton, que vai matar a todos. É preciso eliminá-lo antes disso. Esse chefe tem 140.000 de HP, e significa muito, caso os personagens estejam ruins de evolução no Grid. Não use ataques bobos e fracos, que só irão ajudar a encher a barra indicadora do Overdrive; sempre use magias Haste ou Hastega para se ganhar tempo. Em resumo, o ataque de Sin é fraco, o único incômodo é que ele insere alguns status negativos, tais como Confuse e Petrification.
Sin – Sea of Sorrow
Não se vê o mapa do caminho, a não ser que este seja trilhado uma primeira vez; portanto, nada melhor do que explorá-lo totalmente. Ao encontrar o próximo Save Point, suba a escada. Se estiver entediado das lutas, equipe algum acessório com a habilidade No Encounters atachada a ela.
Chefe (Seymour Omnis):
Ele terá a ajuda das esferas Mortiphasm. Estas não podem ser destruídas, apenas indicam o elemento que Seymour usará em seus quatro ataques consecutivos. Esse elemento pode mudar, se for acertado por uma bolada de Wakka, por exemplo, ou mesmo por Seymour, de tempos em tempos. Use isso a seu favor, equipando-se forma que você esteja protegido contra o elemento que vai usar no ataque, ou até mesmo absorver esse elemento, transformando-o em HP. É bom que o HP do grupo esteja sempre alto, devido aos ataques consecutivos poderem visar um só personagem. Os Aeons praticamente resolvem a luta sozinhos, principalmente se estiverem em Overdrive. Seymour não fica apenas na base de magias elementais. Ele também usa outras como a Ultima.
Sin – City of Dying Dreams
Há determinadas portas que só se abrirão se determinado número de inimigos forem derrotados. Nesse primeiro caso, é preciso derrotar 10 deles. Há dois monstros perigosos nessa área, o Great Malboro e o Behemoth King. Quanto ao primeiro, é preciso equipar-se com proteções contra os status negativos mais perigosos. Já o segundo, é um mau-perdedor e, quando é vencido, aplica sua forte magia Meteor antes de morrer. Depois, haverá outras portas pedindo que sejam derrotados 30 monstros. Avance até o Save Point lá na frente.
Sin – Tower of the Death
IMPORTANTE: Se você deixou coisas pendentes para trás, como caçar monstros, por exemplo, não esqueça de fazer um Save nesse ponto, pois daqui pra frente não haverá mais volta. Estando pronto para continuar, vá pelo caminho à esquerda e toque duas vezes na esfera rosa.
Sin – The Nucleus
Se você não quiser entrar em lutas, evite tocar ou ser tocado pelas estalactites. Procure uma espécie de esfera que fica nessa região, espalhada aleatoriamente. Ela aparece num lugar e depois de um determinado tempo ela desaparece e surge em outro. É comum encontrar itens nessas esferas, tais como: Prism Ball, a Stillblade, Skill Sphere, Knight Lance, Infinity, Mage Staff, Attribute Sphere, White Magic Sphere, Wicked Caith Sith, Hrunting.
Sin – Dream´s End
Chefe (Braska’s Final Aeon):
Primeira forma:
O Trigger Command aparece para Tidus; usando-o, sua voz afeta o inimigo e o poder dele decresce. Usando esse esquema, fica fácil, pois ele quase não ataca. Quando o faz, os danos que são causados são poucos. O chefe tem a ajuda de dois pilares de energia, os Yu Pagoda. Se você os atingir o suficiente, eles param de energizar o chefe por um tempo. A única precaução que se deve ter é usar a magia Hastega, para evitar qualquer tipo de surpresa.
Segunda forma:
O sistema é basicamente o mesmo, porém ele só tem a metade superior do corpo e ataca com sua espada. Da mesma forma, os pilares Yu Pagoda continuam dando força para que ele possa atacar com seus dois Overdrives, o Triuphant Grasp ou o Ultimate Jecht Shot. Esses ataques são fortes, mas se podem te complicar ou não, dependerá da evolução no Sphere Grid. Caso o desenvolvimento esteja aquém do ideal, utilize magias de proteção.
É hora de se enfrentar todos os Aeons; cada personagem tem a oportunidade de ser nocauteado uma vez, já que ele entra na luta com a magia Auto-Life ativada. Yuna pode convocar outros Aeons, mas à medida em que forem sendo vencidos, ficarão indisponíveis.
Chefe final (Yu Yevon):
Ele normalmente fica se recarregando com magias Curaga, restaurando 9.999 HP por vez. Vez por outra ele ataca com o golpe Osmose e retira todo o HP do grupo. A magia Ultima que ele usa esporadicamente, pode matar todo mundo de uma só vez, independentemente de magias de proteção. Use os poderes conferidos pelas Legendary Weapons e seus poderes especiais, ou então sofrerá nesta luta. O ideal é usar ataques físicos, mês estes têm de estar bem evoluídos, senão vai ser um sufoco! Como em qualquer batalha do jogo, a magia Hastega tem papel fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário